Ténis

Modalidade que coloca à prova
4 fatores inerentes ao jogo.

Técnico

O Ténis permite a aprendizagens de vários gestos técnicos, estimulando no aluno todas as questões ligadas à coordenação e à motricidade fina.

Tático

Esta modalidade pressupõe uma estratégia na realização do seu jogo, com a escolha de diferentes táticas em função das diferentes situações e jogadas com que o jogador se depara, implicando tomadas de decisão constantes por parte do individuo, havendo assim um permanente estímulo a nível cerebral.

Físico

O jogo de Ténis tem sprints, mudanças de velocidade, golpes explosivos, e tudo isto durante um longo período de tempo, promovendo assim as quatro áreas de desenvolvimento físico, como a velocidade, a resistência, a força e a flexibilidade.

Mental

O Ténis por ser uma modalidade individual e com elevado grau de precisão, estimula diversas capacidades, como a concentração, o empenho, a motivação, a autoestima e a resiliência.

Mini-ténis

  • Idade: dos 3 aos 5 anos
  • Tipo de bola: Soft
  • Alunos por campo: até 8 alunos

Competições periódicas

Participação em torneios adaptados organizados
no clube durante as férias desportivas

Objetivos de aprendizagem

  • Introdução ao ensino da modalidade;
  • Aprender a modalidade, brincando;
  • Familiarização com todo o material de miniténis;
  • Habilidades coordenativas gerais e específicas da modalidade, como:
    orientação | diferenciação | equilíbrio | reação | sincronização
  • Introdução da técnica básica dos seguintes gestos: direita | esquerda | serviço
  • Cuidar do seu material
  • Rotina de boas-vindas e despedidas
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Iniciação

  • Idade: dos 6 aos 7 anos
  • Tipo de bola: Soft
  • Alunos por campo: até 6 alunos

Competições periódicas

Participação em torneios internos realizados ao fim-de-semana
e durante o período de férias

Objetivos de aprendizagem

  • Aprendizagem da técnica básica dos gestos: Direita | Esquerda | Serviço
  • Introdução da técnica do jogo de pés (deslocamento e recuperação)
  • Posição de atenção
  • Introdução da regularidade como princípio tático do jogo
  • Conhecimento do nome de todas as linhas e zonas do campo
  • Conhecimento das regras básicas do jogo
  • Cuidar e arrumar o material
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Iniciação Avançada

  • Idade: dos 8 aos 9 anos
  • Tipo de bola: Intermédia
  • Alunos por campo: até 6 alunos

Competições periódicas

Participação em torneios internos realizados ao fim-de-semana e durante o período de férias. Encontros amigáveis com outros clubes e em torneios não federados noutros clubes.

Objetivos de aprendizagem

  • Aprendizagem da técnica básica dos golpes: Volei | Smash
  • Introdução do efeito liftado e cortado
  • Introdução da direção como princípio tático do jogo
  • Regras: Sorteio | Contagem direta da pontuação | “Net” | 1º e 2º serviço
  • Integração e maior participação do aluno no grupo
  • Conhecimento do nome de todas as linhas e zonas do campo
  • Ter equipamento adequado
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Avançados

  • Idade: a partir dos 13 anos
  • Tipo de bola: Normal
  • Alunos por campo: até 4 alunos

Competições periódicas

Participação em torneios internos. Participação em encontros amigáveis. Participação em torneios oficiais FPT

Objetivos de aprendizagem

  • Introdução dos princípios táticos avançados
  • Desenvolvimento tático das 5 fases do jogo:
    Serviço | Fundo do campo | Meio-campo | Adversário na rede | Os dois na rede
  • Código de conduta
  • Trazer água para os treinos
  • Colaboração em atividades do Clube
  • Autonomia na preparação dos torneios
  • Rotina de boas-vindas e despedidas
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Competição

  • Idade: a partir dos 10 anos
  • Tipo de bola: Normal
  • Alunos por campo: até 4 alunos

Competições periódicas

Participação em torneios internos. Participação em encontros amigáveis. Participação em torneios oficiais FPT

Objetivos de aprendizagem

  • Plano de treinos (técnico, tático, físico e mental) apresentado individualmente
  • Periodização semanal no plano técnico, tático, físico e mental
  • Maior incidência na área mental e física
  • Planeamento competitivo específico para cada atleta:
    – Carga competitiva (número de torneios por época)
    – Tipo de torneios (regionais, nacionais e internacionais)a participarem função dos objetivos
  • Duração das sessões de treino, 120 minutos
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

“Nenhuma receita mirabolante substitui o bom e velho, trabalho duro.”

André Agassi

Regras do jogo

Um jogo de ténis pode ser disputado entre dois ou quatro atletas. Um juiz, auxiliado por nove árbitros de linha preside o encontro. Antes do início do encontro, o juiz vira uma moeda, o atleta vencedor pode escolher ou o lado do campo ou servir em primeiro. No início de uma partida o atleta serve do lado direito, alternando sucessivamente o lado. Na partida seguinte o direito de servir vai para o atleta adversário.

O objetivo no ténis é bater na bola com a raquete para que esta cruze por cima da rede e bata no campo adversário. É assinalado ponto quando: a bola toca duas vezes no campo do adversário; a bola toca no adversário; a bola toca fora do campo; a bola não passa a rede e; o atleta ou a raquete tocam na rede durante o jogo. O vencedor é o jogador ou par que vencer três sets (melhor de cinco), nos homens, e dois nas mulheres (melhor de três). Para se ganhar uma partida tem de se ganhar seis “jogos”.

Cada “jogo” consiste em quatro pontos, intitulados de 15, 30, 40 e por fim o “jogo”, que só termina desde que haja uma diferença de dois pontos. No caso de um empate (40-40), deve haver conquista de dois pontos consecutivos. O campo é retangular com 23,77 m x 8,23 m em jogos singulares e de 23,77 m x 10,97 m em jogos a pares.

Fonte de informação: Federação Portuguesa de Ténis

A história do Ténis

Durante a idade média, o ténis foi um jogo social desempenhado pelos membros da classe nobre. Como desporto apareceu pela primeira vez no século XVI na Inglaterra, onde o rei Henry VIII foi um campeão. O campo de jogo era originalmente feito em pedra. Em 1858, foi construído o primeiro campo de ténis moderno nos subúrbios de Birmingham.

O primeiro clube de ténis foi fundado em 1872. Pouco depois, o ténis tornou-se bastante popular em todo o Império britânico. O primeiro torneio feminino ocorreu em 1884. Por volta de 1913, o ténis tornava-se cada vez mais popular e as associações nacionais existentes decidiram unir forças e formar a Federação Internacional de Ténis (ITF).

O ténis consta no programa olímpico de 1896 a 1924. Devido à persistência do então presidente da ITF, Philippe Chatrier e o Secretário-Geral David Gray, o ténis ressurgiu como modalidade de demonstração nos Jogos de Los Angeles em 1984 e foi reintegrado oficialmente nos Jogos de Seul em 1988.